VITRINE DE EMPREENDEDORAS

A Cláudia Faria é inspiração para qualquer mulher empreendedora. Aos 54 anos, em plena pandemia, ela resolveu realizar o sonho de abrir o seu primeiro negócio. Além dos bolos (que são de comer com os olhos também) ela faz várias outras delícias e personaliza do jeito que o cliente quiser. Ela faz e entrega os produtos pessoalmente. É muito cuidado e carinho em forma de doce.

Livros mudam pessoas. Pessoas mudam o mundo. Nós somos uma editora. Mas nosso negócio vai muito além dos livros. Nossa missão é conectar pessoas a conteúdos de impacto para inspirar e empoderar agentes de transformação. Publicamos histórias que mexeram conosco, apoiamos causas em que acreditamos e disseminamos ideias que nos impactaram, para que nossos leitores sintam-se também inspirados e habilitados a fazer a diferença por um mundo melhor. Sou Raquel Maia, mulher, mãe, esposa, pedagoga por formação e coordenadora do setor comercial da Editora Voo.

Inspiradas em mulheres e movimentos feministas latino-americanos, a cervejaria Libertária foi criada em 2016 por duas mulheres. Buscamos recuperar nossa história na luta por direitos e na produção da cerveja, pela qual fomos responsáveis por muitos séculos, até que fomos expropriadas desse ofício. Somos feministas e acreditamos que é preciso desmantelar o capitalismo e o patriarcado para construir um mundo com igualdade, justiça e solidariedade.

Pensando no bem estar e melhorar a qualidade de vida de todes, a Sandra Leão fundou em 2016 a Chá Bless. Essa mineira desenvolve e fabrica deliciosos blends funcionais de infusão de ervas que, além de serem super saborosos, são ótimos para ajudar no tratamento de distúrbios diversos, como insônia, falta de concentração, estresse, baixa imunidade, falta de energia e muito mais! Vai uma xícara de chá?

Com matérias-primas e substâncias aromáticas 100% naturais, todos os produtos da euca COSMÉTICA ARTESANAL são veganos e feitos à mão Cada produto tem como objetivo integraras pessoas aos benefícios da natureza, de forma harmoniosa e, principalmente, melhorar o bem-estar físico, psicológico e o autocuidado. Todos os produtos são envasados manualmente em frascos de vidro, a fim de evitar autilização de plástico. Eu sou a Fernanda Santiago, mãe, jornalista e apaixonada pela vida e por tudo o que ela tem para nos proporcionar. Ah, e criadora da euca COSMÉTICA ARTESANAL J.

A The Feminist T-shirt foi idealizada por Délis Magalhães com o objetivo de por meio da moda consciente e ética gerar conhecimento sobre feminismo e protestar contra a opressão patriarcal sob a qual vivemos! Fazemos camisetas que representam a construção de um mundo mais justo para todes ❤️

A Cris Mattar é mãe e empreendedora da A MARCA CAMISETAS. Ela sentiu a necessidade de expressar, com humor e sem faltar seriedade, camisetas com temáticas políticas, sociais, feministas e sobre maternidade. Com equipamento próprio de estamparia em seu pequeno escritório, ela ilustra pessoalmente cada peça: seja camiseta, pano de chão ou bandeira com textos que ela defende.

A Mulher Barbeira surgiu para mostrar a força e a determinação da mulher. Em 2016, a Fran Dias, empresária e barbeira, inaugurou a primeira barbearia em MG composta somente por mulheres, rompendo com preconceitos e mostrando que essa não é uma função definida por gênero. Hoje a barbearia é referência, atuando de forma completa oferecendo serviços de corte, barboterapia, estética, químicas e tratamentos capilares. E para completar, hoje a empresa possui a própria marca de café, o café Mulher Barbeira.

Renata Rocha é arquiteta que virou padeira, encantada por este alimento fundamental na história da construção da civilização que nos acompanha desde o período neolítico, e pela fermentação longa e natural com seu papel fundamental na transformação dos grãos de trigo em algo nutritivo e saudável para nossos organismos. "Seguimos juntos e avante, com desejos de boas fornadas e aprendizados para todos nós."

A me é uma marca que tem o propósito de provar a possibilidade de se criar moda a partir de matérias primas sustentáveis. Fazemos isso a partir do uso de materiais naturais vegetais e orgânicos, dos tingimentos naturais e da transparência em todos os nossos processos produtivos.

Arte, história, representatividade e papelaria é o que você leva pra casa comprando um produto da nossa marca. Maria somos todas nós, que lutamos todos os dias por pertencimento. Representar mulheres que fizeram e ainda fazem parte da evolução feminista histórica, é uma forma de dar escuta para elas e trazer a tona, exemplos para todas nós! Artigos escolares, de escritório, organização e decoração, todos com artes autorais aplicadas.

Érika Ziller quis homenagear a sua avó Augusta. A marca foi criada há pouco mais de 1 ano, em Lisboa (PT), em meio à pandemia que ainda estamos vivendo. Cada brigadeiro vem com uma “frase para o seu dia”. A maioria delas são frases de poetas portugueses e brasileiros. Mas a ideia é a poesia como um todo... então vale também frases de bandas, pensadores e por aí vai!

A Chakra nasceu da paixão de três grandes amigas pela Indonésia e pelas jóias de prata. A Laila, Clara e Luiza idealizaram uma empresa especializada na venda de acessórios produzidos em prata, oferecendo qualidade e bom gosto aos seus clientes. A marca propõe um conceito de estilo de vida que integra, equilíbrio, bem estar e positividade! Desfrute das boas energias dos nossos produtos!

A Costuras do Imaginário é uma marca que utiliza várias formas dentro do design, para transformá-lo em produtos repletos de afeto, sempre com a base principal de serem acessíveis para aqueles que enxergam além do olhar. Atua dentro do empreendedorismo social, com foco no design inclusivo. Todos os produtos possuem uma estampa em braille e o uso do QRCode, permitindo assim, uma maior autonomia para pessoas com deficiência visual. Cintia Caroline é a criadora da marca, artista, curiosa e inquieta por natureza. Aprendeu o braille em 2019 e, desde então, nunca mais parou

A Cibele Guimarães trabalhou em bares e restaurantes de BH por mais de 20 anos, mas nem sempre atrás do balcão. A “Jezebel”, figura querida na cena noturna da cidade, adaptou o famoso Blood Mary para ser entregue na sua casa durante a pandemia. Participou do projeto #happyhourcriadores da YouTube Brasil, apresentando um drink autoral em lives para top criators de conteúdos da plataforma. Vai um drink aí?

Fernanda Abdallah tem 40 anos é casada e ama natureza. Filha de libanês com brasileira, cresceu com a família trabalhando no ramo do comércio. É formada em Administração com pós graduação em Gestão de Projetos e em Finanças. Durante 8 anos trabalhou na Siderúrgica Usiminas. Em 2010 largou o mundo corporativo e, desde 2012, comanda o Feijão, restaurante localizado no Edifício Maletta. Seu objetivo é empreender com sentimento, levando amor e leveza para o dia a dia das pessoas

Idealizada pela Juliana Sevaybricker e Santuza Prado, a Freeda Moda Inclusiva é uma marca de roupas adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida, incluindo o público 60+, que tem como foco a qualidade de vida, autoestima, autonomia e o conforto dessas pessoas e seus familiares. A moda com um olhar mais democrático, inclusivo, com produtos que aliam estilo e funcionalidade, facilitando o dia a dia de pacientes e pessoas com mobilidade reduzida.

A Carolina Azevedo é mãe da Luana, designer de moda e apaixonada pelo processo de produção das roupas, especialmente pela modelagem. A Karola nasceu logo quando ela terminou a faculdade, em um quarto pequenininho. Já passou por vários formatos e há quase dois anos nasceu a loja-atelier no Velho Mercado Novo. Lá ela cria, desenvolve, fabrica e vende sua moda autoral, afetiva e artesanal.

“Kuenda, palavra de África, que traz como significado Ir, Andar, Movimento Constante, Urgência. Expressões que definem o universo preto, autoral, criativo e intuitivo da marca”. A Fernanda Moreira está à frente das criações das peças assimétricas e de diferentes texturas, cores e geometrias. Acessórios exclusivos, elegantes e colecionáveis. Arte e beleza negra ancestral que urge.”

A Anna Carvalho foi engenheira química, formada em 1963 (!!!). Se aposentou em 2016 e decidiu experimentar plantar lavanda no Sítio Laranja Azeda, da família, em Cunha/SP. Com experiência anterior, em cosmética tradicional, começou a manipular os produtos naturais e a destilar lavanda dentata que plantava no sítio. É filosofia da Laranja Azeda Cosmética produzir, de forma consciente e sustentável, produtos naturais e orgânicos, sempre respeitando a natureza.

A Lepetipetá nasceu em 2014 depois de uma reviravolta profissional na vida da Ana Flávia. Bióloga e com uma filha de dois anos, sentia falta de produtos lúdicos, para a fase do faz de conta em que ela se encontrava e que não fossem de plástico. Começou a produção em casa e abriu a loja física em 2017 e agora na pandemia voltou para a oficina em casa. A Aninha é mãe da Nina de 10 e do Tom de 3, empreendedora e cantora de carnaval 🖤

"Olá, muito prazer! Eu sou a Otávia, a pássaro-mãe da Olívia e criadora da Mama Bird Brasil. A marca surgiu com a vontade de falar e de dar espaço a outras vozes. Ver nossas camisetas no peito de tantas mães incríveis, mulheres tão inspiradoras, é muito mais que ter um produto vendido. Pautada em três fortes pilares: acolher, empoderar e representar – a Mama Bird Brasil é muito mais que uma loja, uma empresa. É uma rede de apoio materna. E é, sem dúvida, a realização de um grande sonho!"

A Dani Basílio, é engenheira civil, mas se encontrou mesmo na produção de Arte! Sempre buscando objetos e componentes para um cenário perfeito de uma cena! No início da pandemia, abriu uma porta para um ofício antigo que estava ali guardado: trabalhar com tintas, panos, fitas, ideias e colagens: De onde nasceu “O Pano Fala"! É onde ela expressa o que ela acredita e gosta. Nos panos pintados à mão, um por um e todos com detalhes únicos e especiais e com frases e inspirações, que falam sobre como você pode e deve sempre ter um dia melhor!

A Pachamama é uma marca de cosméticos naturais que tem o foco em empoderar mulheres a partir do auto-cuidado e auto- conhecimento e preza pela excelência em seus produtos. A empresa quer despertar o amor e a consciência, cuidando da Mãe Terra e saúde integral das pessoas. Contato Maíra (31) 9 9982-8108 Insta @maira__lilah

Foi em uma viagem de intercâmbio para a Austrália que a Letícia Matoso conheceu os chips de vegetais. Os petiscos estavam sempre presentes nas festinhas, mercados e reuniões de amigos. Ao voltar ao Brasil, ela começou a participar de feiras de comida de rua, vendendo sanduíche acompanhado de chips de batata doce. Daí ela percebeu que eles faziam muito sucesso e começou a explorar novos sabores como banana e inhame. Assim nasceu PADANG PADANG! Os chips são 100% artesanais sem conservantes!

Somos Flávia e Bárbara, amigas, apaixonadas por plantas e, juntas, seguimos com o Planta no Balde. Queremos levar um pouco de verde para a vida das pessoas, estimulando uma relação de cuidado, despertando hábitos saudáveis e uma maior conexão com a natureza. Oferecemos kit’s plantio completos para hortas caseiras. São várias sementes e estampas, e nossos baldinhos podem ser personalizados para festas infantis e brindes corporativos. Acesse nosso site para escolher os seus! É super prático, orgânico e feito com muito amor!

"Izabella Aline é artista visual, trabalha com bordado e cerâmica e reside em Belo Horizonte, onde mantém seu ateliê criativo. Atualmente seu fazer artístico está em realizar experimentações e aplicações de bordado livre em superfícies diversas, como folhas secas e fotografias. Já participou de festivais e exposições artísticas na Funarte, UFMG, Casa Tina Martins e Sesc Palladium. Além de expor e comercializar suas peças, também dedica-se ao ensino de bordado livre em aulas individuais ou em grupo."

Com o conceito de produção inventiva, criativa e livre do viés urbano, a Poliana trabalha a partir do insight do significado das palavras. A Pólis trabalha com desenvolvimento de acessórios e objetos com estampas exclusivas e diferenciadas e de tiragem limitada. Cada peça é produzida com muito cuidado para certificar que os clientes recebam um produto diferenciado e exclusivo. Muitas cores e temas feitos com amor, resina, papel, madeira e metal.

A Sônia é artista/artesã criadora da Ser Beija Flor, lojinha que ela e filhas criaram há 2 anos para divulgar os trabalhos com o crochê moderno. Peças dos mais variados modelos utilizando fios de malha recicláveis visando preservar o meio ambiente; tudo feito com muito carinho, amor e cuidado!

A marca Tatiana Marques Calçados nasceu em 2014 com o objetivo de falar, contar a história e características da cultura mineira de forma autoral, não se atendo obrigatoriamente a tendências sazonais. Trabalhando com modelos sob encomenda e produzidos à mão em BH, desenvolve modelos únicos de papetes para todas as pessoas, atendendo do 34 ao 43! É uma marca leve e descontraída que gosta de trabalhar com cores, texturas e principalmente com conforto, afinal essa marca foi feita para você que tem um estilo próprio e consome apenas o que ama!

Urucum nasceu com amor. Foi gestada durante 10 anos e teve seu parto em março de 2020, durante a pandemia mundial. Criada com os saberes compartilhados das mulheres de uma família. É gerida pela Sarah e pela minha mãe dela, Heloisa. Juntas, criaram cada receita, testam e produzem. Os cosméticos são naturais, veganos, com responsabilidade ambiental e social. Tudo feito de maneira artesanal e carinhosa.

A Aninha Linares é mãe da Lulu e do Rafa, feminista ativista, produtora cultural e louca por plantas. Em dezembro de 2020, ela abriu uma loja que vende principalmente plantas para ambientes internos, acessórios para jardinagem, decoração e presentes com temática botânica. Na BOTANICAR você encontra, além de uma boa conversa, tudo o que você precisa para montar a sua selva urbana e ser feliz ao lado das suas plantinhas.